line-dashed
line
img1

Fase de Órtese

Esta é a fase realmente desafiadora! A órtese envolve os dois pés, que ficam separados por uma barra de metal e apontados para fora.

O uso inadequado da órtese aumenta em até 180 vezes a necessidade de recidiva! Por isso, seu uso adequado é essencial!

Nos primeiros três meses, a órtese deve ser usada 23 horas por dia.

Depois disso, Ponseti recomendou baixar para: 12 horas direto + 2 intervalos de 1 a 2 horas, nos cochilos, por 2 a 4 anos.

Diante das dificuldades das mães de manter esta rotina, nós optamos pelo método mais conservador possível, ou seja:
16 horas seguidas por dia, até os 4 anos de idade.

Em alguns casos, diminuímos progressivamente o tempo de uso, mas nunca para menos que 12 horas e, preferencialmente, nunca menos que os 4 anos indicados.

O que nós dizemos? “Quanto mais, melhor!”. Junte “créditos de horas”, porque, quando seu bebê chegar aos 18, 24 meses, ele ficará bem briguento com a órtese, e nessas horas é bom ter crédito no seu banco de horas!

Cuidados com a órtese

Nós usamos a órtese feita pela nossa parceira, a Oficina da Mão, que é baseada na órtese original do Ponseti, mas com um custo mais de 10 vezes inferior (porém, com a mesma efetividade!).

Você precisa prestar atenção para algumas coisas:

O calcanhar precisa estar bem encostado na órtese. Isso significa que, no orifício posterior, é possível ver bem direitinho o calcanhar encostado, tanto para trás, quanto na sola.

As correias precisam estar justas, ou seja: seu dedo consegue entrar um pouco, mas não passar. Se seu dedo passar pelas correias, elas estão frouxas; se nem sequer entrar, elas estão muito apertadas. Geralmente, os pais ficam com dó e deixam muito frouxo; não tenha dó! Uma órtese mal colocada não serve para nada – na verdade, ela atrapalha! Achamos que estamos tratando, quando não estamos. Portanto, não tenha medo. Siga as medidas e orientações do seu médico e, se tiver dúvidas, entre em contato!

Meu bebê está chorando muito com a órtese! O que fazer?
A primeira semana de adaptação é a mais difícil. Eles geralmente ficam muito bravos, porque, com o gesso, podiam mexer as pernas livremente, mas, com a órtese, as duas ficam presas como em uma prancha de skate.

Se seu filho estiver muito irritado, tire a órtese e olhe: é possível que ela tenha feito algum machucado.

Às vezes, as tiras de couro machucam a pele fina (e geralmente um pouco sofrida do gesso) do bebê. Nestas ocasiões, pomada para assadura ajuda a recuperar, e colocar um pouco de algodão entre a tira e a pele evita novos machucados.

Mas, cuidado! Não use meias grossas demais ou muito algodão, pois o pé poderá se mexer dentro da órtese e escapar, deformando o pé.

Fique de olho, também, porque a órtese geralmente laceia nos primeiros dias de uso, e o ajuste da primeira semana acaba se tornando frouxo.

effect

Inscreva-se para o tratamento

img