line-dashed
line
img1

Quais são as causas do Pé Torto Congênito?

O pé torto congênito é um defeito complexo, o que significa que diversos genes, assim como fatores ambientais, podem exercer um papel na sua ocorrência.

 A disfunção afeta aproximadamente 0,5% da população. Isso significa que, se em São Paulo nasceram 550 mil bebês em 2020, 2750 deles são portadores de PTC.
Ele é mais frequente em meninos e, em metade dos casos, é bilateral.

 Pesquisas para descobrir sua causa são realizadas continuamente há muitos anos, o desenvolvimento da ciência e tecnologia levaram os pesquisadores à conclusão de que a deformidade do pé torto congênito é uma doença heterogênea (com várias características), com base poligênica, ou seja, onde muitos genes estão envolvidos ao mesmo tempo.

 Sua ocorrência é 17 vezes maior em parentes de primeiro grau da pessoa portadora da disfunção e 6 vezes maior em parentes de segundo grau.

Atualmente, existem outras teorias que também buscam esclarecer a origem do problema, dentre elas: o aumento da pressão dentro do útero, a posição intrauterina, infecções virais, tabagismo durante a gravidez, alterações vasculares e neurológicas, mas ainda seguimos sem conhecer sua causa exata.


Dr. David Nordon
CRM-SP 149764 | RQE 80380
TEOT 15305 | TEPOP 792

effect

Inscreva-se para o tratamento

img